SOBRE JOHN O'DONOHUE
Os temas que permeiam os poemas e palestras de John O’Donohue são perenes: a beleza, a amizade, o tempo, as incertezas da vida, as ausências e a morte, o desejo de presença autêntica, de pertencimento e de solidão. Poeta, filósofo, teólogo e potente tradutor da psique e da cosmovisão dos antigos povos da Irlanda, sua obra tem muito a oferecer para os leitores de hoje.
Num pensamento que combina análise crítica e evocação imaginativa: O’Donohue encontra os eixos temáticos para suas reflexões nos desdobramentos da consciência, da memória e do espírito. Em vários de seus escritos, percebe-se o impacto de experiencias de sua infância no Norte da Irlanda. Pode -se ler a intimidade com os elementais da natureza que remonta a uma meninice na fazenda, perto de montanha, céu e mar.
O’Donohue estudou Literatura Inglesa, Filosofia e Teologia; depois debruçou-se sobre pensamento de Hegel, num doutorado em Teologia Filosófica, e de Meister Eckhart, num projeto de pós doc. Foi padre católico por 19 anos e, após deixar o sacerdócio, voltou-se em tempo integral à meditação e à escrita.
A perspectiva que O`Donohue alcança sobre a experiência humana entrelaça, de forma fecunda, as concepções de seus antepassados Celtas, sua disciplina filosófica e a sua singular sensibilidade para o transcendente. A notoriedade das palestras e seminários conduzidos no último período de sua vida foi impulsionada pelo seu carisma como orador e pelo o sucesso editorial de obras como Anam Cara, Beauty e Ecos Eternos. Difícil não lastimar sua morte precoce.
PARA SABER MAIS
Para mais informações sobre John O’Donohue, vale a visita ao site www.johnodonohue.com que reúne suas obras e mídias disponíveis on-line, bem como divulga estudos e seminários organizados em torno de sua obra.
__________________________________________
O projeto Ressonâncias acredita no compartilhamento de ideias. Caso alguma informação lhe seja útil, por favor, nos deixe um recado (vamos ficar muito contentes!) e não se esqueça de obedecer as normas da ABNT. Neste caso, coloque assim:
LIMA, A. A. Sobre John O’Donohue, 2020. Disponível em; <http://www.ressonancias.com/sobreodonohue>. Acesso em: dia/mês/ano.